Páginas

domingo, 15 de agosto de 2021

"Medusa - A Mulher Incompreendida" Conto

 Olá, Gente!

 Deixo aqui a minha participação no desafio da mitologia da Fábrica de Histórias.

 Informações do Conto:
 Título: Medusa - A Mulher Incompreendida
 Autor: Ricardo Fernandes
 Número de Palavras: 393 Palavras
 Sinopse:  Medusa era, na mitologia grega, um monstro com cabelos de serpentes e olhos que petrificavam. Todos sabem como se deu a morte dela, mas como ela se tornou aquele monstro poucos têm a explicação.



 Medusa era uma bela mulher. Filha de duas divindades marinhas: Fórcis e Ceto. Nasceu como sendo uma das três irmãs Górgonas. Medusa era a inteligente, Esteno, a forte e Euríale, a que corria o mundo.  A jovem tinha belos cabelos dourados, lindos. Não se comparavam aos cabelos em forma de serpente que foram criados depois.
 Na verdade, Medusa foi transformada de forma triste. Ela e as suas irmãs eram virgens sacerdotisas de Atena, a Deusa da Guerra e da Justiça. E este foi um fardo que “pesou” para ela.
 Ter-se encontrado com Poseidon, o Deus do Mar, foi o começo do seu abismo. Um dia, quando Atena não estava presente no Templo, Poseidon encontrou-se com Medusa. A jovem não queria nada com o Deus, mas ele era uma divindade possante e atacou-a.
 – Medusa...
 – Não, Poseidon!
 O não não bastou. Medusa sofreu naquele momento.
 Atena, ao descobrir, ficou furiosa pelo desrespeito no seu templo e castigou a pobre Medusa. A linda mulher foi transformada por Atena num monstro mortal.
 – Por que fizeste isso, Medusa? Eu tomei conta de ti.
 Medusa chorava, desconsoladamente.
 – Eu não fiz nada.
 Foi em vão, Atena não iria acreditar nela. Em alguns minutos, Medusa já não era mais a linda mulher.   Medusa ficou com os cabelos transformados em serpentes, o corpo deformado, os dentes brancos viraram dentes de javali e a pele criou escamas, ficando pegajosa.
 Ela acabou por se mudar para um lugar pouco habitado, com vergonha, mas, mesmo assim, o castigo não ficou parado por aí.
 Perseu, filho de Zeus, com a ajuda de Atena, foi tentar matar Medusa, arrancando-lhe a cabeça.
 – Temos que fazer alguma coisa. Como é que eu luto com ela, se sou transformado em pedra se a olhar?
 Eles pensaram numa estratégia. Acabaram por tornar Perseu invisivel e lhe deram um escudo feito de bronze brilhante.
 Perseu teve êxito, pois conseguiu apenas olhar para Medusa pelo seu reflexo no escudo.
 Quando foi morta, estava grávida de Poseidon, assim o sangue que jorrou gerou vida. Duas criaturas nasceram: O cavalo alado Pégaso e Crisaor.
 Medusa também era bem importante, pois Perseu entendeu que de uma veia dela jorrava um veneno mortal e na outra o elixir da vida eterna.
 Atena acabou por oferecer a cabeça de Medusa a Perseu, fixando-a no escudo dele, criando o poderoso Aegis.
 E esta foi a história da linda Medusa.


 Fim do conto!

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Conto "A Vingança de Lilith"

 Olá!

 Informações do Conto:
 Título: A Vingança de Lilith
 Autor: Rui Martins
 Número de Palavras: 395 Palavras

Créditos: Fábrica de Histórias

Lilith acordava após uma relação sexual fracassada. Os seus cabelos longos não esvoaçavam, pareciam mortos. Ela já não aguentava Adão. Ele já a obrigava a ocupar uma posição mais submissa, não só no relacionamento entre os dois, como no sexo. Todas as vezes, ela teria que ficar por baixo. Para ela, ambos deveriam ter direitos iguais, já que tinham sido criados da mesma forma, feitos com o mesmo barro.
Adão não entendia isso.
“Não passa de hoje” – Pensou ela.
Levantou-se para preparar a sua vingança. Adão iria entender da pior maneira como ela estava revoltada. Adão tinha ido tratar das flores, ela teria tempo.
Pegou numa taça de barro e colocou umas ervas que foi buscar no jardim no dia anterior. Colocou água do rio e mexeu com a mão livre. Fechou os olhos e pronunciou o nome “inefável”. Duas grandes asas surgiram nas suas costas. O céu se tornou negro. A manhã tinha terminado.
Adão surge perto dela um tempo depois, reclamando da escuridão, mas, afinal, sentia medo. Lilith sabia que ele estava com medo, ela sentia. Além disso, ela sentia a sede de vingança.
– Tu serás amaldiçoado, Adão. Nunca terás paz! – Disse ela.
Bateu as asas e foi para as margens do Mar Vermelho. Adão ficou sozinho durante vários dias na escuridão.
Deus percebeu o desespero de Adão e enviou três anjos, Semangelaf, Sanvi e Sansabi, para trazer Lilith de volta a Éden. Lilith riu ao conhecer as visitas.
– Mas quem disse que eu iria aceitar voltar para o Jardim de Éden? Eu não quero o Adão. Podem dizer isso a quem vos mandou.
Os três anjos encolheram os ombros. Lilith não iria mudar de ideias. Deus soube da decisão dela e acabou por expulsá-la de Éden. Ela nunca mais voltaria ao Jardim.
Algum tempo depois, Eva é criada. Lilith já era conhecida por um demónio e espírito maligna. As notícias da criação de Eva e da sua submissão surgiram até ela. Lilith se transforma em serpente, se enrolando na Árvore do Conhecimento para mostrar a ela a importância da liberdade. O grito de uma coruja revelou o surgimento de Lilith, mas ninguém percebeu. Pelo menos, Eva não percebeu, pois comeu o fruto proibido, cometendo o pecado.
Lilith também consegue a sua vingança contra Adão, levando-o a comer da Árvore do Conhecimento.
E assim, Lilith se tornou vingada e querida por algumas comunidades.